segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Roupa para pensar...


Outro dia li que a moda só existe em função dela mesma. Que não era possível pensar a moda pela paz, a moda pelo meio-ambiente, etc.
Mas como a sustentabilidade está na moda é possível sim uma moda pela sustentabilidade, principalmente em tempos de crise econômica/financeira mundial.

Hoje, até quem dita o funcionamento da economia global percebe que realmente é preciso rever o atual modelo de desenvolvimento econômico (algo que os movimentos sociais, ongs, intelectuais, ambientalistas já apontavam há pelo menos três décadas).

Sustentabilidade se tornou a palavra do momento e seu significado pode ser tomado de várias conotações de acordo com o contexto. Quando usado no campo da moda, pode significar uma crítica ao consumismo exacerbado, ao efêmero desenfreiado das tendências, à curta vida das roupas e ao seu descarte, ou mesmo ao uso de tecnologias menos agressivas ao meio-ambiente.

Se eu hoje tivesse meu atelier a pleno vapor invistiria em em uma proposta como da turma do by Mutation http://bymutation.com/. Eles/elas fazem roupas lindas e criativas com os restos da indústria de confecção, com roupas compradas em bazares e brechós, doações de amigos e por ai vai... A matéria-prima é aquilo que iria para o lixo. Também não abrem mão de uma perspectiva social. A mão-de-obra empregada vem de cooperativas praticamente incubadas por eles ou por elas mesmas. Trocam serviços por aulas de costura e modelagem. Fazem peças únicas com materiais únicos e modelagem única. Muito Legal!!!

Esse é um exemplo, mas tem muita coisa interessante rolando por ai. Algodões orgânicos, tecidos com tingimento natural... tudo para diminuir os resíduos químicos e tóxicos da indústria têxtil.

Quem compra??!! Possivelmente pessoas com maior poder aquisitivo e instruídas.
Sabe-se que ainda não é algo acessível e disponível a todos. Mas, existe um forte "nicho de mercado" ávido por esses produtos de marcas ultra-conceituais. Consumidores que querem comprar sem culpa e não querem comprar muito, mas se quiserem qual o problema??! Está aí um paradoxo do consumo consciente.
Ponto para a moda.

Foto: divulgação site by Mutation

Nenhum comentário: